Profa. Dra. Ana Lúcia Gomes da Silva
Pós-doutorado pela UFTM através do edital Capes/ PNPD. Mestrado (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Especialista em leitura: teoria e prática pela UESB, (1999). Possui graduação em Licenciatura Curta em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1991), graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Professora plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com experiência na área de Letras, com ênfase em Estágio Supervisionado , Prática Pedagógica, Seminários Interdisciplinares de Pesquisa. Atua em programas de pós-graduação com as disciplinas Metodologia e prática de pesquisa e Pesquisa Aplicada a Educação (PAE). Possui experiência de atuação na educação a distância EAD. Atua em programas de pós-graduação com os componentes Pesquisa Aplicada a Educação (PAE) e Docência e Diversidade (DD). Orienta pesquisas com temas na área de leitura e linguagens, formação de professores, profissão docente com ênfase na diversidade e seus marcadores sociais de gênero, raça, sexualidade, deficiências. Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior.(DIFEBA), da Universidade do Estado da Bahia- UNEB e pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade - DIVERSO também da UNEB.
Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPGED no Mestrado profissional em Educação e Diversidade- MPED da Uneb/Jacobina e no Curso de Letras Vernáculas. Atuou na vice-coordenação do referido programa de 2014 - 2016 e como coordenadora de maio de 2016 a janeiro de 2017. Atuou na coordenação de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid de 2015- 2016. Coordenou o Sistema de Bibliotecas da UNEB (SISB/UNEB) de março de 2010 a março de 2011. Atuou como Diretora da Educação Básica do Estado da Bahia - DIRED/SUDEB- SEC de 1 de abril de 2011 a 15 de janeiro 2015. Pesquisa os temas formação de professores e profissão docente na educação básica com ênfase na diversidade e seus marcadores sociais. Membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UNEB. Possui livros organizados e artigos publicados com ênfase em formação de professores, profissão docente em contexto de diversidade e métodos de pesquisa em educação. Atualmente é Vice-coordenadora da Rede de Pesquisa sobre a Profissão Docente (REPPOD).
Formação
2005 - 2007
Doutorado em Educação
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Educação carcerária: (des)encantos, (des)crenças e os(des)velamentos das histórias de leitura no cárcere, entre ditos, silêncios e subentendidos. Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes.
2002 - 2005
Mestrado em Educação
Especialização em Leitura Teoria e Prática
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Histórias de Leitura dos alunos da Nossa Escola Ideal. Orientador: Nancy Nóbrega.
1992 - 1995
Graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1989 - 1991
Graduação em Licenciatura Curta em Letras Vernáculas
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1997 - 1999
2017 - 2018
Pós-Doutorado
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas