top of page

Profa. Dra. Ana Lúcia Gomes da Silva

Pós-doutorado pela UFTM através do edital Capes/ PNPD. Mestrado (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Especialista em leitura: teoria e prática pela UESB, (1999). Possui graduação em Licenciatura Curta em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1991), graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Professora plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com experiência na área de Letras, com ênfase em Estágio Supervisionado , Prática Pedagógica, Seminários Interdisciplinares de Pesquisa. Atua em programas de pós-graduação com as disciplinas Metodologia e prática de pesquisa e Pesquisa Aplicada a Educação (PAE). Possui experiência de atuação na educação a distância EAD. Atua em programas de pós-graduação com os componentes Pesquisa Aplicada a Educação (PAE) e Docência e Diversidade (DD). Orienta pesquisas com temas na área de leitura e linguagens, formação de professores, profissão docente com ênfase na diversidade e seus marcadores sociais de gênero, raça, sexualidade, deficiências. Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior.(DIFEBA), da Universidade do Estado da Bahia- UNEB e pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade - DIVERSO também da UNEB.

Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPGED no Mestrado profissional em Educação e Diversidade- MPED da Uneb/Jacobina e no Curso de Letras Vernáculas. Atuou na vice-coordenação do referido programa de 2014 - 2016 e como coordenadora de maio de 2016 a janeiro de 2017. Atuou na coordenação de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid de 2015- 2016. Coordenou o Sistema de Bibliotecas da UNEB (SISB/UNEB) de março de 2010 a março de 2011. Atuou como Diretora da Educação Básica do Estado da Bahia - DIRED/SUDEB- SEC de 1 de abril de 2011 a 15 de janeiro 2015. Pesquisa os temas formação de professores e profissão docente na educação básica com ênfase na diversidade e seus marcadores sociais. Membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UNEB. Possui livros organizados e artigos publicados com ênfase em formação de professores, profissão docente em contexto de diversidade e métodos de pesquisa em educação. Atualmente é Vice-coordenadora da Rede de Pesquisa sobre a Profissão Docente (REPPOD).

Formação

2005 - 2007

Doutorado em Educação

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Educação carcerária: (des)encantos, (des)crenças e os(des)velamentos das histórias de leitura no cárcere, entre ditos, silêncios e subentendidos. Ano de obtenção: 2007.

Orientador: Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes.

2002 - 2005

Mestrado em Educação

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Histórias de leituras na Terceira Idade: Memórias individuais e coletivas , Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Dra. Mary de Andrade Arapiraca.

Especialização em Leitura Teoria e Prática

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Histórias de Leitura dos alunos da Nossa Escola Ideal. Orientador: Nancy Nóbrega.

1992 - 1995

Graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

1989 - 1991

Graduação em Licenciatura Curta em Letras Vernáculas

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

1997 - 1999

2017 - 2018

Pós-Doutorado

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas

Plataformas acadêmicas

bottom of page