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Histórias de Vida, Memória e Gênero: Histórias das Mulheres do Movimento de Mulheres de Jacobina - Bahia

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo as histórias de vida/de leitura das mulheres participantes do Movimento de Mulheres de Jacobina-BA. As principais finalidades do projeto são: Visibilizar o Movimento de Mulheres da cidade de Jacobina através da militância em prol da igualdade de direitos entre homens e mulheres; mapear as principais ações desenvolvidas pelo Movimento de Mulheres de Jacobina na luta contra a violência de gênero; identificar as relações entre as histórias de vida/de leitura e a formação das mulheres atuantes no Movimento de Mulheres de Jacobina; Compreender a relação entre militância política e o estudo teórico de gênero pelas atrizes sociais envolvidas diretamente no referido movimento. 

Retratos do sertão: represerntações midiáticas do sertão

Descrição: O projeto estuda as representações do sertão nas mídias brasileiras. Toma como matéria de estudo as produções visuais do Cinema, das telenovelas e dos telejornais dos canais abertos de televisão..

Profissionalização Docente Para as Diversidades Socioeducativas e Culturais da Educação Básica

Descrição: O projeto de pesquisa em rede objetiva favorecer a melhoria das práticas educativas promovendo uma maior articulação entre a Universidade e a Escola Básica, com impacto positivo no desenvolvimento do Estado e do País. Edital nº 025/2014. Termo de Outorga 011/2015..

PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIEMONTE DA DIAMANTINA: formação, contextos de diversidade e práticas pedagógicas

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a profissão docente na Educação Básica no território do Piemonte da Diamantina , tendo como recorte investigativo a cidade de Jacobina e como lócos as escolas da rede pública estadual e municipal. A importância e relevância deste estudo investigativo se justificam pela lacuna existente quanto a dados sistematizados que caracterizem o docente da Educação Básica seus perfis profissiográficos, realizando mapeamento estatístico nos bancos de dados sobre a profissão docente na cidade de Jacobina - Bahia. 

Profissão docente na Educação Básica da Bahia

Descrição: Este projeto de pesquisa busca investigar como se configura a docência na Educação Básica baiana, a partir da cartografia feita sobre a profissão docente, com vista a criação do Observatório da Profissão docente no Estado da Bahia. 

APRENDIZAGEM COLABORATIVA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: Experiências formativas na produção de artefactos educacionais sociotecnológicos.

Descrição: Este projeto busca compreender como ocorrem as aprendizagens por meio da Produção de Artefatos Educacionais Sociotecnológicos (AEST) em uma comunidade de prática onde se incluem professores em situação de Formação. Para o desenvolvimento da pesquisa de Inspiração etnográfica será desenvolvida uma plataforma digital interativa envolvendo dois pólos de ação e formação (em Jacobina, Bahia, BR e em Funchal, Madeira, PT) por meio da qual serão desenvolvidos os processos de formação, autoformação, produção, e socialização dos artefatos produzidos pela pesquisa. 

Ensino Superior e Escola Básica em rede colaborativa:
a Formação de Professores em pauta

Descrição: Pensar a relação entre a universidade e a escola tem sido um dos desafios centrais da pesquisa em educação, e em especial dos dois grupos de pesquisa interinstitucional (Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade do Estado da Bahia), envolvidos nesse projeto e que resultou na criação de uma Rede Pesquisa sobre a Profissão Docente. 

Formação docente e Documentação Narrativa de Experiência Pedagógica

Descrição: Documentar narrativamente como os/as docentes habitam a profissão a partir das experiências pedagógicas construídas na relação com a diversidade na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa-formação, envolvendo professores/as do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Salvador a partir da abordagem da Pesquisa Narrativa. O estudo pretende desvelar outras políticas de conhecimento produzidas no cotidiano da formação Docente..

MEMORIAL SANKOFA: pesquisa, ensino e extensão curricularizados

Descrição: Este projeto tem como finalidade a produção colaborativa do conhecimento do professor/a-pesquisador/a, através do planejamento articulado na pesquisa, ensino e extensão de modo integrado através da sistematização dos dados levantados, tomando os componentes de Estágio I e Seminário Temático Interdisciplinar como espaços de pesquisa, ensino e extensão, através das observações e imersão nos espaços não escolares e escolares, cujas temáticas versam sobre a formação do/da docente-pesquisador/a no ensino de Língua Portuguesa considerando o contexto de observação como uma prática investigativa inerente à docência, seus saberes e fazeres.

FORMAÇÃO PELA PESQUISA NA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: INOVAÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE

Descrição: Projeto de pesquisa que toma como objeto de estudo a profissionalização docente em contexto de diversidade para a docência universitária em diálogo com a formação inicial nos cursos de licenciatura em Letras (inglês e português), Geografia, Biologia, História e Educação Física, nos campi de Jacobina, Senhor do Bonfim e Seabra. 

Profissão docente na Educação Básica em tempos de Pandemia

Descrição: Este projeto de pesquisa busca investigar como se configura a docência na Educação Básica baiana, a partir da cartografia sobre a profissão docente no contexto da Pandemia da Covid-19.Trata-se de uma pesquisa longitudinal aprovada pelo Comitê de Ética da UNEB através do Parecer n 1.231.920. O interesse nesta pesquisa nasceu da falta de dados sistematizados sobre a docência no Estado, criando uma lacuna na ação, intervenção e pesquisa sobre o tema. Diante do contexto atual da Pandemia da COVID- 19, visa cartografar os modos de habitar a profissão, a partir de mapeamento do perfil socioprofissional, das condições de trabalho docente e das experiências pedagógicas com a finalidade de atualizar o banco de dados sobre a docência baiana, no contexto da Pandemia. 

Laboratório Aberto e Multiusuário de Pesquisa Aplicada e Engajada em Ciências Humanas e Sociais (LAPADAS)

Descrição: Este projeto objetiva a criação e implantação dos Laboratórios Abertos e Multiusuários de Pesquisa Aplicada e Engajada em Ciências Humanas e Sociais (LAPADAS), nos campi de Jacobina e de Conceição do Coité, da UNEB, os quais sediam o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e Diversidade (PPED), proponente e coordenador das ações de pesquisa e extensão advindas e fomentadas por estes espaços. 

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