Produção Textual: os gêneros textuais em pauta
Descrição: Este Projeto de Extensão de Produção Textual da UNEB, Campus IV, se configura como uma necessidade dos estudantes das licenciaturas do referido campus, de modo a serem vivenciados na prática pedagógica dos futuros professores, com a finalidade de realização da transposição didática necessária ao fazer docente, superando limitações que se apresentam no âmbito de suas leituras e escritas, fundamentais para seus bons desempenhos acadêmicos na instituição..
Programa de Extensão Ateliê de Pesquisa: fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em educação.
Descrição: O programa será ofertado por meio de cursos sobre a pesquisa qualitativa em educação abordando as seguintes temáticas: projeto de pesquisa, metodologia e métodos, Método (auto)biográfico; Pesquisa documental; Pesquisa bibliográfica, Pesquisa-ação; Pesquisa participante, Estudo de caso, características da pesquisa qualitativa, exigências, exercício do sumário, divisão dos grupos; vantagens e desvantagens, limitações do método e teoria que sustenta o método. Abordará ainda a pesquisa qualitativa e suas diferenças quanto a natureza e aos objetivos, a dimensão epistemológica na pesquisa qualitativa em educação, os desafios da dimensão ética na pesquisa em educação, métodos de pesquisa e dispositivos de construção dos dados e por fim, os dispositivos de análise na pesquisa qualitativa em educação..
Programa de Extensão Ateliê de Pesquisa: fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em educação,
Descrição: O Programa de Extensão visa a formação de professores/as pesquisadores/as coordenado pela prof Váldina Gonçalves da Costa, junto à Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com a participação da prof Ana Lúcia Gomes da Silva da Universidade do Estado da Bahia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Lúcia Gomes da Silva - Integrante / Diego Carlos Pereira - Integrante / Júlio Henrique Cunha Neto - Integrante / Válidna Gonçalves da Costa - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Outra.
O método cartográfico e os estudos de Deleuze e seus intercessores
Descrição: O programa é uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura - GEPEDUC/UFTM e do Grupo de Estudos do Método da Cartografia em Educação - GEMEC/UNEB e será ofertado por meio de dois cursos, dois encontros, quatro seminários e a produção de um glossário sobre os termos utilizados no programa. Cabe destacar que o glossário será produzido de forma processual, on-line e de livre acesso, portanto nem todos os termos relativos às temáticas estarão concluídos até o final do programa, ou seja, o glossário está em construção. Os dois cursos serão ofertados por docentes do IFTM, um abordando conceitos da teoria de Foucault e outro abordando conceitos de Nietzsche. Os encontros contarão com a presença de professores convidados um sobre Vontade de Potência e outro sobre o Coletivo de Forças.
Sobre ler, escrever e pensar
Descrição: Estuda o conceito de político. Relação entre o político e a política. Antagonismo, agonismo e democracia. Movimentos sociais, direitos humanos e políticas públicas. Democracia radical e as políticas públicas em disputa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Ana Lúcia Gomes da Silva - Coordenador / Marcos Villela Pereira - Integrante.
Ateliê Colaborativo III Presencial após o remoto: ressignificações e desdobramentos das práticas pedagógicas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Ana Lúcia Gomes da Silva - Integrante / Juliana Cristina Salvadori - Integrante / Váldina Gonçalves da Costa - Coordenador / Fernanda Borges de Andrade - Integrante.
A extensão curricularizada na formação docente inicial: a que será que se destina?
Descrição: Este projeto tem como finalidade a produção colaborativa do conhecimento do professor/a-pesquisador/a, através do planejamento articulado na graduação tendo como ênfase a extensão curricularizada. Toma os componentes de Estágio I II e II, Práticas pedagógicas , Literaturas infantil, afro brasileira e baiana, Ensino de L. Portuguesa na EJA e os Seminários Temáticos Interdisciplinares como espaços de pesquisa, ensino e extensão integrados, através das observações e imersão nos espaços não escolares e escolares, cujas temáticas versam sobre a formação do/da docente pesquisador/a no ensino de Língua Portuguesa considerando o contexto de observação como uma prática investigativa inerente à docência, seus saberes e fazeres.
MEMORIAL SANKOFA: espaço das diversidades, rasuras e interatividade formacional
Descrição: O projeto se desenvolve no espaço físico vinculado ao Centro Interdepartamental de Pesquisa em Educação e Humanidades (CIPEHUM), estruturado como um órgão acadêmico, suplementar e interdepartamental da Universidade do Estado da Bahia, sediado e vinculado ao Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina e ao Departamento de Educação, Campus XIV, Conceição de Coité, e no Espaço digital (página própria) de modo a organizar exposições, instalações cursos, acervos e arquivos de natureza física e/ou digital multilinguísticos e multimodais, e tem como propósito central a visibilidade e difusão da diversidade sócio-cultural e humana por meio de práticas comunicativas, manifestações artísticas, estudos, pesquisas e ações de formação no ensino com/como pesquisa e extensão, sem dicotomizar e hierarquizar.